Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

V SEPAAC 2021

  • Home
  • »
  • V SEPAAC 2021

 

No ano de 2021 o V SEPAAC ocorrerá de maneira remota em 14 e 15 de outubro com inscrições gratuitas.

O tema central escolhido para o ano 2021 - Cidades inteligentes-, fomenta reflexões a respeito do ambiente construído, em busca da compreensão do que constitui uma cidade inteligente: uso inteligente das tecnologias de informação para a gestão da cidade; produção de edifícios sustentáveis; cidadãos inteligentes, legislação e políticas públicas inteligentes.
As sessões temáticas trazem experiências diversas de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento e foram organizadas de forma a apresentar conceitos, práticas e políticas públicas em desenvolvimento.

As inscrições gratuitas são realizadas aqui, ou copie e cole o link: https://www.even3.com.br/sepaac2021/

 

CONHEÇA OS PALESTRANTES


Luciane Tasca

A professora Luciane Tasca graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em 1999. No IPPUR/UFRJ, obteve as titulações de  Especialista em Planejamento e Uso do Solo Urbano (1999), mestre (2004) e doutora (2010) em Planejamento Urbano e Regional. Atuando principalmente nas pesquisas afetas às legislações ordenadoras do solo urbano, sobretudo no município de Juiz de Fora, Minas Gerais, desenvolve atividades ligadas à pesquisa e extensão no campo da análise de impactos urbanísticos e indicações de diretrizes urbanas para adequação de espaços degradados, vazios, subutilizados. Atualmente é professora na Universidade Federal de Juiz de Fora, onde é líder do Laboratório da Paisagem (LAPASA), onde coordena pesquisas em torno do planejamento urbano e regional. Além de professora e pesquisadora, Luciane atua, em sua segunda gestão, como presidente do Conselho Municipal de Política Urbana (COMPUR) do município de Juiz de Fora

Paulo Tadeu Arantes
Professor Titular da Universidade Federal de Viçosa, aposentado em 2019. Graduou-se em arquitetura e urbanismo pela UFMG, é mestre e doutor pela USP em Estruturas Ambientais Urbanas. Na UFV, liderou pesquisas nas temáticas de cidades criativas, economia criativa, cidades inteligentes e acessibilidade. É autor do projeto Cidade Criativa, Cidade Feliz, em execução há sete anos em Santa Rita do Sapucaí. É co-autor do projeto arquitetônico do Laboratório de Ideação, FabLab, Indústria 4.0, NEMP, BioMédico, Computação e outros do INATEL, em Santa Rita do Sapucaí.

Luiz Satoru Ochi
Professor na Federal Fluminense no Instituto de Computação, Luiz Ochi é graduado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (IMECC-UNICAMP) e Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE-SISTEMAS/UFRJ). Suas pesquisas são focadas nas temáticas inteligência computacional, inteligência artificial, smart cities - focada em melhorias no serviço público - e Resolução de Problemas de Planejamento e Decisão.

Silvia Kimo Costa
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa, mestre e doutora pela Universidade Estadual de Santa Cruz, na Bahia, na área de Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Atualmente é Professora Adjunto da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Jorge Amado, Itabuna, BA. Atua nas áreas de: Arquitetura Vernacular/ Bioarquitetura; design e processo de produção de objetos artesanais em Comunidades Tradicionais; Ecossistemas Urbanos/ Ecologia Urbana.

Gustavo Fruet
É advogado graduado pela Federal do Paraná, onde obteve também os títulos de mestre em Direito Público e doutor em Direito das Relações Sociais. Fruet já foi vereador e prefeito da cidade de Curitiba, no Paraná. Atualmente é deputado federal, filiado ao PDT. O deputado é relator do projeto de lei vinculado à criação da Política Nacional de Cidades Inteligentes que prevê regras para a sua implantação.

Daniel Gaio
Professor associado na Universidade Federal de Minas Gerais, na Faculdade de Direito e Ciências do Estado. É graduado em direito pela Federal do Paraná, mestre pela Universidade de Lisboa e doutor pela PUC-Rio. Na UFMG ministra aulas voltadas para o direito urbanístico e ambiental e lidera o grupo de pesquisa e extensão RE-HABITARE. Sua pesquisas estão voltadas para as áreas de Direito Urbanístico, Direito Ambiental e Direito Constitucional. 

Clarissa Stefani Teixeira
É professora da Universidade Federal de Santa Catarina no Departamento de Engenharia do Conhecimento. Sua atuação é focada em habitats de inovação, inovação aberta e empreendedorismo, já trabalhou na área com empresas privadas e junto a iniciativas governamentais. Pela Federal de Santa Catarina é líder do grupo VIA Estação Conhecimento. O grupo atua nas tipologias de ambientes de inovação e é detentor de metodologias de ecossistemas de inovação, pré-incubadora, centros de inovação, distritos criativos e living labs. Lidera programas de inovação no governo e projetos de territórios inovadores e de transformação de cidades.

Roberta Pereira Da Silva
É graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Federal de Juiz de Fora, com especialização em Planejamento de Municípios pela UFV e Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública e mestre pela UnB em Arquitetura e Urbanismo, na linha de Planejamento Urbano. Desde 2006 integra o Ministério das Cidades. Atualmente, atua na Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano como Analista de Infraestrutura na Coordenação-Geral de Apoio à Gestão Regional e Urbana.

Galeria de Imagens