Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Dúvidas

  • Home
  • »
  • Dúvidas

Processo Seletivo

  1. Quando é o processo seletivo do PPG.au?

    Em um calendário regular, ele se inicia com o lançamento do edital entre julho e setembro do ano anterior ao início das aulas. As avaliações costumam se iniciar em novembro e/ou dezembro, até o resultado ser publicado em janeiro. A confirmação de interesse na matrícula, realizada pelo estudante classificado, costuma ocorrer em janeiro ou fevereiro, para início de aulas em março. Este é um panorama geral, que pode não se aplicar a casos especiais como COVID19 ou editais específicos com bolsas de projetos. Recomenda-se consultar o site do PGG.au em agosto ou setembro do ano de seleção.

Áreas de interesse

  1. O que são as áreas de interesse do orientador?

    Na página Corpo Docente, estão publicadas a atuação do docente, que mostra sua áreas de interesse em pesquisa, assim como as publicações relacioandas de maior relevância. Isto significa que o orientador desenvolve pesquisas relacionadas às áreas citadas, e terá mais probabilidade de orientar novos esudantes ou estabelecer parcerias nestas áreas para uma continuidade e aprimoramento de seus trabalhos.

Disciplinas Isoladas

  1. Como faço para me matricular em disciplinas isoladas se não sou estudante de pós-graduação da UFV?

    Todo semestre, o Registro Escolar lança no Calendário Escola da Pós-graduação os dias para matrícula de estudantes não vinculados. O interessado deve se informar sobre as disciplinas disponíveis para matrícula junto ao PPG.au, submeter a documentação como exigido pela secretaria do PPG.au e, em seguida, aguardar aprovação pelo professor coordenador da disciplina. A secretaria ficará em contato para maiores informações.

  2. O que significa o status de Estudante Não Vinculado?

    É um estudante que não é considerado regularmente matriculado em mestrado ou doutorado, mas que está matrículado para cursar apenas uma ou mais disciplinas por interesse próprio ou para fomentar o seu curriculum. Não realiza pesquisas, não tem orientador e nem a vivência acadêmica de um estudante regularmente matriculado, mas cursa a disciplina, tem acesso aos sistemas didáticos da disciplina, faz os trabalhos e terá nota com comprovação documental da UFV da ativdade realizada. Em uma eventual entrada no PPG.au como estudante regularmente matriculado, é possível aproveitar os créditos das disciplinas cursadas como não vinculado, desde que atendidas condições específicas do programa.

  3. Qual a documentação e procedimentos exigidos para me matricular em disciplinas isoladas?

    A página da PPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação contém as instruções para Estudantes Não Vinculados. Deve-se preencher o formulário on-line, imprimir, assinar e encaminhar para o email do PPG.au (ppg.au@ufv.br), juntamente com a documentação relacionada nas instruções.