Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Desenvolvimento acadêmico

  • Home
  • »
  • Desenvolvimento acadêmico

 

O desenvolvimento acadêmico do estudante de mestrado passa por diversas etapas. Nesta página, estão descritas as principais etapas que devem (ou podem, no caso de estágio de ensino) ser cumpridas ao longo dos dois anos de curso. As normas para a execução de tais etapas estão disponíveis para download em Normas e Regimentos.

 

Matrícula (inicial) 

Realizada após o estudante ser selecionado para o programa. Ele irá receber um email com a indicação do seu orientador, e deverá procurá-lo para, juntos, definirem as disciplinas que ele irá cursar no 1o semestre ou também no segundo semestre. Após preencher a ficha recebida na secretaria, ele e o orientador assinam. A ficha deve ser entregue na secretaria do PPGAU.

 

Plano de Estudos
Ainda no 1o semestre letivo, o estudante deverá fazer o seu plano de estudos. É a oportunidade de revisar as disciplinas a cursar. O plano de ser aprovado no sistema SACPG em diversas instâncias, como orientador e coordenador. Ao contrário da graduação, a aprovação do Plano de Estudos NÃO IMPLICA EM MATRÍCULA AUTOMÁTICA, ou seja, é necessário realizar a matrícula semestralmente no prazo indicado (conforme Calendário da Pós-Graduação da UFV). Qualquer mudança no plano inicial implica em submissão de novas autorizações. Os prazos para o Plano de Estudos devem ser conferidos no Calendário da Pós-Graduação da UFV.

 
Matrícula (semestral)

A cada novo semestre, o estudante deve se matricular no sistema Sapiens, conforme consta no seu plano de estudos. Mudanças na matrícula podem ser realizadas desde que um novo Plano de Estudos seja aprovado no prazo, ou durante o período de ajuste de matrícula.


Projeto de Pesquisa

O Projeto de Pesquisa deve ser ajustado/desenvolvido junto ao orientador, em paralelo à disciplina de metodologia científica, obrigatória para todos os estudantes do programa. A partir de agosto do 1o ano de curso, as defesas de projetos de pesquisa devem ser iniciadas. NÂO SE RECOMENDA deixar a revisão do projeto de pesquisa para se iniciar em julho! É importante verificar os procedimentos nas normas para o projeto de pesquisa.


Estágio de Ensino

Atividade/disciplina optativa para estudantes em geral, porém obrigatória para bolsistas Capes. Mais informações em Normas e Regimentos.


Seminário de Dissertação

Distinto da disciplina obrigatória Seminário I e II, o Seminário de Dissertação é a oportunidade de revisar de texto a metodologia proposta, com oportunidades de melhorias perante a sua defesa em banca interna. Membros externos são opcionais. Mais informações em Normas e Regimentos.


Defesa de dissertação

Obrigatória a aprovação para obtenção do título de mestre, pode ser realizada após o cumprimento de uma série de requisitos listados em Normas para Elaboração e Defesa da Dissertação de Mestrado.