Sensibilidade dos parâmetros termo físicos do RTQ-R: análise de acordo com o método prescritivo

• »
  • »
  • Sensibilidade dos parâmetros termo físicos do RTQ-R: análise de acordo com o método...
Carolina de Paula Telles; Joyce Correna Carlo
Artigos em periódicos

Download

Com a crescente preocupação com as questões energéticas e ambientais, muito se tem discutido a respeito de sustentabilidade e edificações energeticamente eficientes. Nesse sentido, foi lançado no Brasil o Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edificações Residenciais (RTQ-R) em 2010. O RTQ-R especifica os requisitos técnicos e os métodos para classificação do nível de eficiência energética de edificações residenciais, permitindo a obtenção da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia do Programa Brasileiro de Etiquetagem. Ciente da relevância do maior controle e conhecimento das certificações existentes, bem como de seus métodos de avaliação, este artigo tem como objetivo analisar a sensibilidade dos graus-hora (GHR) e consumo de aquecimento (CA) empregado no método prescritivo de avaliação do RTQ-R com relação às variáveis presentes em sua equação. O procedimento que determina os valores de GHR e CA baseia-se em equações com uma lista de 36 variáveis, as quais são multiplicadas a diferentes quocientes e somadas. Estes arranjos resultam em um total de oito equações correspondente a cada uma das Zonas Bioclimáticas brasileiras. Para a realização da análise, foi utilizado o programa Simlab 2.2., desenvolvido para aplicação de análises de sensibilidade pelo método Monte Carlo. O método de amostragem empregado é o Hipercubo Latino e a análise baseia-se no método de regressão empregando-se o método de Coeficiente de Correlação Parcial (CCP) para análise de sensibilidade. O valor de CCP pode ser positivo ou negativo, que se referem a uma relação direta e inversamente proporcional entre variável independente e dependente, respectivamente. Os resultados obtidos evidenciam que as variáveis que apresentam maior influência para GHR são área de aberturas voltadas ao leste e absortância de paredes, com influência positiva e aberturas voltadas a norte e sul com influência negativa. Já para CA, somatório das áreas de parede externas se destaca com impacto positivo e áreas de aberturas com impacto negativo. Assim, ao evidenciar a relevância de cada variável, o estudo contribui para futuros aperfeiçoamentos da certificação e ainda enfatiza os pontos de destaque que não devem ser ignorados ao longo do desenvolvimento de projetos arquitetônicos.