Otimização da geometria de edificações residenciais com integração do EnergyPlus a algoritmos genéticos

• Otimização da geometria de edificações residenciais com integração do EnergyPlus...
Laila Oliveira Santana
Dissertações orientadas

Há, atualmente, uma abordagem em ascensão nas comunidades científicas de tecnologia de edificações denominada Otimização baseada e Simulação (OBS). Esta tem como base o uso de algoritmos de otimização acoplados a softwares de simulação. As técnicas de OBS têm demonstrado grande potencial para alcançar metas de projetos energeticamente eficientes. Entretanto, estas são raramente utilizadas na prática de trabalho de engenheiros e arquitetos, sendo, em sua maioria, apenas estudadas em pesquisas acadêmicas. Há, também, grande distância entre os arquitetos e os engenheiros relativa aos conhecimentos e aplicação destas. Neste sentido, o presente estudo aborda um método de OBS, utilizando ferramentas computacionais com interfaces amigáveis do ponto de vista dos arquitetos. São estudados problemas concernentes aos aspectos geométricos de edifícios, visto a complexa relação destes com o comportamento termo-energético do espaço construído. Esta pesquisa foi dividida em etapas que abarcam desde a análise geral da geometria à otimização de edificações residências. A escolha por estas tipologias se justifica pelo fato das residências serem responsáveis pela maior parcela do total do consumo de energia elétrica por edifícios no Brasil. Além disso, limitar as investigações a tipologias residenciais ofereceu a oportunidade de realizar análise dos parâmetros geométricos mais relevantes. Os resultados apontaram que métodos de OBS aplicados a modelos simples, com reduzido número de variáveis, já são acessíveis para estudos preliminares ou gerais de projeto, do ponto de vista dos arquitetos. A inserção destes métodos traz novos padrões em relação a forma de fazer e pensar o projeto arquitetônico.