Análise de métodos de determinação do zoneamento bioclimático brasileiro a partir do estudo de caso de Colatina

• »
  • »
  • Análise de métodos de determinação do zoneamento bioclimático brasileiro a partir...
Alexandre Cypreste Amorim
Dissertações orientadas

O  desempenho  térmico  e  energético  de  uma  edificação  é  relacionado diretamente  com  as  condições  climáticas,  representadas  principalmente  pela temperatura  do  ar,  velocidade  e  direção  do  vento,  umidade  e  radiação  solar, além  de  outras  variáveis.  Neste  contexto,  a  utilização  de  dados  climáticos  é essencial para que profissionais da área de projeto possam conceber edificações dentro  do  conceito  de  arquitetura  bioclimática. No Brasil,  onde  as  edificações, em  geral,  representam  52%  do  consumo  de  energia  elétrica,  a  concepção  de edificações  levando  em  conta  o  conhecimento  das  características  climáticas onde estas serão executadas torna-se importante ferramenta para isto. Trabalhar com  a  integração  entre  edificação  e  clima  desde  a  concepção  do  edifício  é condição favorável a que se tenha um desempenho ambiental adequado, como também  um  bom  nível  de  conforto  aos  seus  usuários.  O  desenvolvimento  e conhecimento  de  zonas  bioclimáticas  possibilita  a  concepção  de  edifícios  que possuam  estratégias  direcionadas  para  construções  que  sejam  adequadas  a cada  zona  em  particular.  Nesta  ótica,  o  objetivo  deste  trabalho  foi  avaliar  a adequação dos componentes construtivos de paredes na cidade de Colatina/ES, conforme  critérios  de desempenho  propostos  no  RTQ-R,  de  acordo  com  os métodos  de  determinação  do  zoneamento  bioclimático  rasileiro  (atual  e revisão). O método consistiu na obtenção de dados para confecção de arquivos climáticos (TRY e TMY2) para Colatina/ES. Com os arquivos climáticos criados, identificou-se  o  enquadramento  bioclimático  adequado  para  Colatina/ES  de acordo com o Zoneamento Bioclimático Brasileiro da NBR 15220-03 e de suas propostas  de  revisão.  Depois,  para  análise  do  desempenho  de  componentes construtivos,  uma  edificação  real  escolhida  na  cidade  de  Colatina/ES  foi simulada  no  EnergyPlus,  aplicando-se  os  arquivos  climáticos  de  Colatina/ES, Vitória/ES e Linhares/ES e Aimorés/MG. Os resultados mostraram que pelo atual zoneamento,  Colatina/ES  é  classificada  como  ZB8,  assim  como  Vitória  e Linhares.  Pelas  propostas  de  revisão,  a  cidade  de  Colatina/ES  poderia  ser classificada como uma zona diferente de todas as outras ou na mesma zona de Aimorés/MG,  dependendo  da  proposta  de  revisão  do  Zoneamento, demonstrando que a escolha do método de revisão pode apresentar resultados bem  diferentes  em  termos  de  classificação.  Ao  se  analisar  os  resultados  por método  de  simulação,  o  desempenho  dos  componentes  construtivos demonstraram uma proximidade com a proposta 03 de revisão do Zoneamento Bioclimático, na qual Colatina/ES não se  insere em nenhuma zona bioclimática das outras cidades analisadas.