Ementas de Disciplinas de Tópicos Especiais

Publicado em

Divulgamos ementas de duas disciplinas de tópicos Especiais III a serem oferecidas no semestre 2022-1. Matrículas devem ser solicitadas via processo, favor contactar os coordenadores das disciplinas.

1. Projeto Integrativo e Ambiental
ARQ 792 - Tópicos Especiais III
Período: 2022-01

Coordenador: Clarissa Albrecht

Ementa
Introdução ao projeto integrativo e ambiental. Sustentabilidade e resiliência no projeto arquitetônico e urbano. Projeto ecológico. Processo de projeto integrativo. Avaliação dos critérios de projeto de alto desempenho ambiental e ecológico. Localização e transporte. Espaço sustentável. Eficiência do uso da água. Energia e atmosfera. Materiais e recursos. Qualidade ambiental interna. Prioridades regionais. Avaliação de projetos de referência

Objetivos da disciplina
Introduzir os conceitos de projeto e desenvolvimento ecológico na arquitetura e cidades sob a ótica do processo integrativo. Desenvolver a visão, o vocabulário e as habilidades individuais e colaborativas para contribuir produtivamente com projetos ecológicos de alto desempenho.

2. Simulação Avançada de Desempenho Térmico em Edificações

ARQ 792 - Tópicos Especiais III
Período: 2022-01
Método: pesquisa de recursos computacionais, investigação por casos ou problemas, discussão em sala

Coordenador: Joyce Carlo

Ementa
Arquivos climáticos. Temperaturas do solo. Materiais. Ventilação. Sistemas solares. Interoperabilidade com Rhino/Grasshopper. Interoperabilidade com EnvMet. Ferramentas paramétricas e EMS.

Objetivos da disciplina
A partir de um conhecimento básico em simulação no EnergyPlus e/ou no pacote LadyBug Tools do Rhino/Grasshopper, investigar recursos avançados de simulação baseado nos estudos científicos que originaram as equações que descrevem o referido fenômeno e/ou sistema. Capacitar o estudante para realizar investigações próprias com apresentação de seus achados e discussão sobre a relevância ou validade dos resultados simulados. Incentivar a reflexão sobre recursos computacionais, potencial de uso e limitações.