Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Disciplinas Ofertadas em 2022.2

Publicado em

As disciplinas ofertadas para o 2o semestre de 2022 estão relacionadas abaixo. O 2o semestre irá se iniciar em 05 de setembro e se encerra em 17 de dezembro de 2022.

Segundo as normas da UFV, as disciplinas são presenciais, à exceção de ARQ 796 que será ofertada em inglês e, portanto, pode ser online. As ementas podem ser consultadas no menu Disciplinas deste site. Abaixo se encontram as ementas das disciplinas de tópicos ou problemas especiais. Outras disciplinas serão divulgadas em breve, bem como os horários ainda em defnição.

Para estudantes não vinculados, o período para inscrição para o segundo semestre letivo de 2022 será de 11 a 29 de julho.

 

ARQ 792 Tópicos Especiais III: A Cidade e o Urbano no Brasil - Profa Isabel Chrysostomo - horário a definir.
ARQ 635 Projeto e Gestão de Processos de Habitação de Interesse Social - Prof. Tiago Cunha - horário a definir.
ARQ 796 Problemas Especiais - III: CFD Simulation with OpenFOAM - Profa. convidada Nayara Marques Sakiyama UFVJM, coordenação Joyce Carlo, em inglês, online, horário a definir
ARQ 645 Planejamento Urbano, Patrimônio Cultural e Gestão do Espaço Urbano - Prof. Leonardo Civale - Quarta-feira, 14 às 18h.
ARQ 628 Simulação Termo-energética e Luminosa - Profa Joyce Carlo - Quarta-feira, 14 às 18h.


Ementas das disciplinas de Tópicos ou Problemas Especiais:

Problemas Especiais - III: CFD Simulation with OpenFOAM (Simulação CFD no OpenFOAM) 
Ementa: Introduction to CFD. OpenFOAM. Ventilation. Interoperability with Rhino/Grasshopper. Simulation configuration. Parallelization. Post-processing.

ARQ 792 Tópicos Especiais III: A Cidade e o Urbano no Brasil
Ementa: A Cidade e o Urbano: notas para uma distinção conceitual; O Povo e a Cidade: as normas, os poderes e os históricos conflitos de uso e ocupação; As Cidades e as Redes: conexões, intercâmbios e trocas; A questão Urbana na cidade contemporânea; Temas sobre a Cidade e o Urbano no Brasil.