Disciplinas 2021-2 Divulgação para Estudantes Não Vinculados

• »
  • Disciplinas 2021-2 Divulgação para Estudantes Não Vinculados
Publicado em

Encontra-se abaixo relação de disciplinas disponíveis para o semestre 2021-2, a iniciar em 02 de agosto em modo remoto. Com exceção das disciplinas de ARQ 791 e ARQ 792, a descrição das demais pode ser encontrada em Programa/Disciplinas. (LP - Linha de Pesquisa. Ver Programa/Linhas de Pesquisa para maiores informações). Para os tópicos especiais, apresentamos ementas ou propostas no final desta página.

LP1
ARQ635 - Projeto e Gestão de Processos de Habitação de Interesse Social , Prof Tiago Cunha, quinta-feira, 8h às 12h

LP2
ARQ 625 - Edifícios Inteligentes e Sustentáveis, Prof. Túlio Tibúrcio  - terça-feira, 8h às 12h

ARQ 621 - Novas Tecnologias na Produção de Edifícios, Profa. Andressa Martinez  (a confirmar) - terça-feira, 14h às 18h

ARQ 628 - Simulação Termo-enerrgética e Luminosa, Profa Joyce Carlo  - quarta-feira, 14h às 18h

ARQ 791 - Tópicos Especiais II: Modelagem Paramétrica e Fabricação Digital – Andressa Martinez, 2 créditos, 30 horas (horário a definir)

ARQ 792 – Tópicos Especiais III: Iluminação e Arte: O espaço cênico – Rosana Pimenta, 3 créditos, 45 horas (horário a definir)

LP3
ARQ 645 - Planejamento Urbano, Patrimônio Cultural e Gestão do Espaço Urbano, Prof. Leonardo Civale - terça-feira ,14 às 18h

ARQ792 - Tópicos Especiais III: A Cidade e o Urbano no Brasil, Profa. Isabel Chysostomo - terça-feira, 8h às 11h

Esta relação de disciplinas está disponível para inscrição de estudantes não-vinculados à UFV, cujo prazo não deve exceder 18 de junho de de 2021. Maiores informações na secretara do programa, via email.

Conteúdos a ser explorados nas disciplinas de Tópicos Especiais:

2 créditos, 30 horas

Ementa: Conceituação sobre lógica de programação, parametrização e algoritmo. Paradigmas de projeto algorítmicos e generativos. Casos de aplicação e campos de investigação atuais. Interface e linguagem de programação visual no Grasshopper. Processos de simulação, performance e form-finding. Scripting. Desenvolvimento e orientação de projeto. Métodos de prototipagem e fabricação digital.

3 créditos, 45 horas

Proposta: Conhecimento teórico do espaço de representação cênica, dos diversos teatros, casas de ópera e espaços não convencionais de representação cênica. Estudo da iluminação teatral, conhecimento do maquinário em geral e dos elementos cenográficos básicos. Noções básicas de Iluminação aplicada à cena: os elementos técnicos e estéticos. Iluminação analógica e digital. As correlações da Iluminação como linguagem, expressividade e o espaço. Para tanto, apresenta um  panorama histórico da Iluminação Cênica, os fundamentos da luz, equipamentos convencionais e de última geração, planejamento e projetos luminotécnicos, discute e apresenta aspectos técnicos tais como: afinação e gravação da luz, ensaio técnico; montagem, operação e desmontagem de Iluminação, operação e manejo de mesas de luz (consoles e racks de potência), projetores, refletores, luminárias, dimmers, suportes e braços, entre outros acessórios. Propõe reflexões sobre leitura dramática da luz, angulação, intensidade e dinâmica do movimento.

3 créditos, 45 horas

Ementa: A Cidade e o Urbano: notas para uma distinção do fenômeno urbano; O Povo e a Cidade: os conflitos históricos de poder frente ao processo histórico de produção do urbano; As Cidades e as Redes: conexões, intercâmbios e trocas na cidade contemporânea; A questão Urbana e ambiental na Cidade; Temas sobre a Cidade e o Urbano no Brasil.