Simulação termo-energética e luminosa

Arq 628

Joyce Correna Carlo

Bibliografia

ASHRAE, AMERICAN SOCIETY OF HEATING, REFRIGERATING AND AIR CONDITIONING ENGINEERS. Energy Standard for Buildings Except Low-Rise Residential Buildings. ASHRAE Standard 90.1 – 2007. American Society of Heating, Refrigerating and Air- Conditioning Engineers, Inc. Atlanta, 2007.

______. Standard method of test for the evaluation of building energy analysis computer programs. ASHRAE Standard 140 - 2001. 140. Atlanta, 2004. 91 p.

______. ASHRAE Handbook Fundamentals 2009. Atlanta: ASHRAE, 2009.

BRASIL. MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO. INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - INMETRO. Requisitos Técnicos da Qualidade do Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos. Portaria 372 de 17 de setembro de 2010. 2010. Disponível em:         Acesso em: 20 de setembro de 2010.

________ Requisitos Técnicos da Qualidade do Nível de Eficiência Energética de Edificações Residenciais. Portaria 449 de 25 de novembro de 2010. 2010. Disponível em:         Acesso em: 10 de dezembro de 2010.

________ Requisitos de Avaliação da Conformidade do Nível de Eficiência Energética de Edificações. Portaria 50 de 1o de fevereiro de 2013. 2013. Disponível em:         Acesso em: 06 de fevereiro de 2013.

DEPARTAMENT OF ENERGY USA. EnergyPlus Manual V. 7.2. Washington: DOE, 2012. Documento eletrônico.

HENNINGER, R. H., WHITE. M. J. Energy Plus Testing from ANSI/ASHRAE Standard 140 – 2007. Arlington Heights: GARD Analytics, 2008. Available in: http://apps1.eere.energy.gov/buildings/energyplus Access in: January 23th, 2009.

HENSEN J. L. M., LAMBERTS, R. Building performance simulation for design and operation. Spon Press, 2011,  512 p.
JUDKOFF, R. Final Task Management Report: Testing and Validation of Building Energy Simulation Tools. Colorado: International Energy Agency and Solar Heating & Cooling Programme, 2008. 26 p. Technical report

Ementa

Introdução. Ferramentas computacionais. Modelagem. Análise de resultados. Validação de programas. Validação de modelos. Aplicação da simulação nas diferentes fase do projeto. Aplicação no processo de certificação energética do edifícios.

Objetivos

Esta disciplina visa introduzir os conceitos básicos de simulação termo-energética e luminosa e desenvolver habilidades no uso dos programas Energy Plus e DaySim, em suas versões vigentes. O estudante deve ser capaz de realizar simulações básicas de ambientes condicionados artificialmente e condicionados naturalmente, e reconhecer as premissas da simulação de iluminação, cujo foco é personalizado de acordo com demandas específicas.

A disciplina é interativa, baseada nas informações apresentadas pela professora e pelo estudantes. A demanda de pesquisa de cada estudante é considerada para definir seus focos de estudo. É necessário ter um computador pessoal portátil para instalação e uso dos programas em sala de aula. O estudante deverá criar um artigo ao final de disciplina sobre um tema envolvido com a simulação, seja de conceitos energéticos nos quais a simulação se baseia, seja nos seus algoritmos, no uso da simulação, interoperabilidade ou em modelos específicos (físicos, comportamentais, reais).