Morfologia e Meio Ambiente Urbano

Arq 643

Regina Esteves Lustoza

BENEVOLO, Leonardo. História da cidade. São Paulo: Perspectiva, 2003.
CHOAY, Françoise. O Urbanismo: utopias e realidades – uma antologia, tradução: Dafne Nascimento Rodrigues, São Paulo: Perspectiva, 1965
DEL RIO, Vicente. Introdução ao Desenho Urbano no processo de planejamento. São Paulo: Editora Pini Ltda, 2001.
GARNIER, Jacqueline Beaujeu. Geografia Urbana. Tradução: Raquel Soeiro de Brito. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1997.
HALL, Peter. Cidades do amanhã. São Paulo: Editora Perspectiva, 1995.
HOUGH, Michel. Naturaleza y Ciudad. Barcelona: GG, 1995.
KOHLSDORF, Maria Elaine. A apreensão da forma da cidade, Brasília: Editora UnB, 1996
LAMAS, José M. Rossano Garcia. Morfologia urbana e desenho da cidade, Lisboa: Fundação Caloustre Gulbenkian, 1993
LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
MUMFORD, Lewis. A cidade na História. Brasília: Editora UnB/Martins Fontes, 1985
PANERAI, Philippe. Análise urbana, tradução: Francisco Leitão, Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2006, (Coleção Arquitetura e Urbanismo).
RUANO, Miguel. Ecourbanismo. Barcelona: GG, 1995
ROSSI, Aldo. A arquitetura da cidade. Lisboa: Cosmos, 1997
SANTOS, Milton. A natureza do espaço. São Paulo: Hucitec, 1997.
SANTOS, Milton. Manual de Geografia Urbana. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 2008 (Coleção Milton Santos).
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente, São Paulo: DIFEL, 1980
TUAN, Yi-Fu. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: DIFEL, 1983

Ementa

A profissão e a prática do planejamento urbano. Teoria e história do planejamento urbano. Planejamento compreensivo e gestão do uso do solo urbano. Planejamento e desenvolvimento econômico, político, social e estratégico. Projeto urbano no processo de planejamento urbano. Planejamento, mercado e cidade.