Disciplina

• »
  • Disciplinas
  • »

Leituras clássicas do urbanismo e do planejamento urbano

Arq 647

Teresa Cristina de Almeida Faria

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ARANTES, Otília; Vainer, Carlos; Maricato, Ermínia. A cidade do pensamento único: desmanchando consensos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
CASTELLS, Manuel. A questão urbana. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
CHOAY, Françoise. O urbanismo: utopias e realidades. São Paulo: Perspectiva, 1979
HALL, Peter. Cidades do amanhã: uma história intelectual do planejamento e do projeto urbanos no século XX. São Paulo: Perspectiva, 1995.
HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2005.
JACOBS, Jane. Morte e vida de grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
LEFEBVRE, Henri. A cidade do capital. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
SOUZA, Marcelo Lopes de. Mudar a cidade: uma introdução crítica ao planejamento e à gestão urbanos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
SMITH, Neil – Ciudades después del neoliberalismo? Contratextos. Museu DÁrt Contemporani de Barcelona, 2009
STEIN, Jay M. (ed.). Classic readings in urban planning. Chicago: Planners Press, 2004.

Ementa

Teorias urbanísticas. Teorias do planejamento urbano. A produção e regulação do espaço urbano. Planejamento, Estado e mercado.

Objetivos

• Compreender as transformações pelas quais as cidades estão passando e, em particular, as transformações nas formas de planejamento urbano e da gestão urbana no Brasil.
  • Introduzir o aluno no debate acerca da natureza, papel, possibilidades e limites do planejamento urbano no Brasil.
  • Proporcionar ao aluno a formação de uma base teórico-conceitual sobre planejamento urbano, que lhe dê suporte na elaboração da dissertação.