Disciplina

Arq 627

Joyce Correna Carlo

Bibliografia

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15220 – Desempenho térmico de edificações. Rio de Janeiro: ABNT, 2005. 92
ASHRAE, AMERICAN SOCIETY OF HEATING, REFRIGERATING AND AIR CONDITIONING ENGINEERS. Energy Standard for Buildings Except Low-Rise Residential Buildings. ASHRAE Standard 90.1 – 2007. American Society of Heating, Refrigerating and Air- Conditioning Engineers, Inc. Atlanta, 2007.
______. Energy-Efficient Design of Low-Rise Residential Buildings. ASHRAE Standard 90.1 – 2004. American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers, Inc. Atlanta, 2004.
______. ASHRAE Handbook Fundamentals (SI Edition). Englewood, 2001. Documento eletrônico CD.
BRASIL. MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO. INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - INMETRO. Requisitos Técnicos da Qualidade do Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos. Portaria 372 de 17 de setembro de 2010. 2010. Disponível em:         Acesso em: 20 de setembro de 2010.
________ Requisitos Técnicos da Qualidade do Nível de Eficiência Energética de Edificações Residenciais. Portaria 449 de 25 de novembro de 2010. 2010. Disponível em:         Acesso em: 10 de dezembro de 2010.
________ Requisitos de Avaliação da Conformidade do Nível de Eficiência Energética de Edificações. Portaria 50 de 1o de fevereiro de 2013. 2013. Disponível em:         Acesso em: 06 de fevereiro de 2013.
CHIVELET, N. M., SOLLA, I. F. Técnicas de vedação fotovoltaica na arquitetura. Porto Alegre: Bookman, 2010. 194 p.
GRUMMAN, D. ASHRAE Green Guide. Atlanta: ASHRAE, 2003. 70 p.
MARQUES, M. C. S., HADDAD, J., MARTINS, A. R. S. Conservação de Energia – Eficiência Energética de Instalações e Equipamentos. Itajubá: Fupai, 2006. 597 p
MINISTÉRIO DAS MINAS E ENERGIA. Balanço Energético Nacional, 2012. Disponível em Acesso em: 18 de janeiro de 2013.
VASCONCELLOS, L.E.M.; LIMBERGER, M.A.C. (Org.). Energia solar para aquecimento de água no Brasil: contribuições da Eletrobras Procel e parceiros. Rio de Janeiro: Eletrobras, 2012.

Ementa

Introdução. Estado da arte em eficiência energética. Regulamentos e normas nacionais e internacionais. Variáveis da eficiência energética e fatores externos intervenientes. Auditorias energéticas e comissionamento. Métodos de avaliação da eficiência energética. Eficiência energética no processo de projeto.

Objetivos

Esta disciplina visa apresentar conceitos atualizados sobre eficiência energética, o estado da arte na área científica e seus avanços dos últimos anos. Ela deverá desenvolver a capacidade do estudante discernir, refletir e tomar decisões sobre o desempenho energético de uma edificação e das partes que a compõem.

São apresentados conceitos sobre eficiência energética em edificações, sobre os parâmetros que a impactam relacionando-os ao usuário e à matriz energética brasileira. Um panorama do uso da energia e de políticas energéticas internacionais para edificação também é traçado. Ao final da disciplina, o estudante deve gerar um artigo com base no conhecimento adquirido na disciplina cujo tema, proposto pelo próprio estudante e discutido em sala, desenvolva alguma questão relacionada à eficiência energética, como uso da energia, desempenho energético da edificação ou de suas partes, comportamento do usuário, políticas públicas, dentre outros.