Dispositivos móveis na integração do conforto ambiental ao ensino/aprendizagem em projeto arquitetônico
Kênia Alves De Paula
Paulo Tadeu Leite Arantes
17/04/2015

O presente trabalho inicia-se com uma discussão a respeito do panorama atual do ensino-aprendizagem de projeto arquitetônico. Nessa discussão são abordados os seguintes aspectos: o atual contexto tecnológico e sua influência no que se refere às competências docentes, perfil dos estudantes e às maneiras pelas quais estes adquirem e se apropriam dos saberes; a necessidade de integração dos conhecimentos de conforto ambiental ao ensino-aprendizagem de projeto arquitetônico e o potencial de uso dos dispositivos móveis (tablets, smartphones e notebooks) para esse fim. Diante desses aspectos, busca-se desenvolver uma proposta didática para auxiliar estudantes no desenvolvimento de projetos arquitetônicos de baixa complexidade, que incorpore os conhecimentos de conforto acústico, luminoso e térmico, em todas as etapas do processo projetual. Para compor a proposta didática, é desenvolvido um objeto virtual de aprendizagem em formato de blog. Propõe-se que o conteúdo do blog seja disponibilizado como template para a posterior apropriação por parte dos estudantes. O trabalho apresenta, por fim, uma sugestão para o desdobramento futuro da proposta didática, onde o conteúdo poderá ser apresentado de uma forma mais dinâmica e flexível. Espera-se que essa dissertação contribua para o desenvolvimento de outros trabalhos sobre o tema, além de auxiliar estudantes e docentes no desenvolvimento de projetos de arquitetura.

Banca: Denise Mônaco, Andressa Martinez, Paulo Tadeu Arantes

Arquivos para Download