Desenvolvimento sustentável e apropriação do espaço a partir da agricultura urbana em Belo Horizonte, MG.
Juliana Moraes Araújo
Luciana Bosco e Silva / Universidade Federal de Viçosa
Leonardo Civale / Universidade Federal de Viçosa
Heloisa Soares de Moura Costa / Universidade Federal de Minas Gerais
06/02/2020

A preocupação com a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável permeia vários campos da sociedade contemporânea, tendo as cidades papel fundamental para tal. Local de concentração de riquezas, é também onde se encontra, hoje, a maior parte da população mundial e os grandes impactos ambientais e de desigualdade socioeconômica. Dentro desse contexto, a alimentação surge como uma preocupação e como fator de grande impacto para o desenvolvimento de cidades sustentáveis e sociedades mais justas e com menos desigualdades. Partindo dessa realidade, a presente pesquisa tem o objetivo de discutir a temática da agricultura urbana, realizada de forma coletiva, como um instrumento para a apropriação da cidade contemporânea e como possibilidade para o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis. Para isso, foram feitas pesquisas bibliográficas e de campo, com a realização de três estudos de caso na cidade de Belo Horizonte, MG. Os resultados desta pesquisa são aqui apresentados em dois artigos independentes, porém relacionados. Percebeu-se que a agricultura urbana pode ser uma forma de se criar laços com o espaço, além de possibilitar mais qualidade de vida àqueles que se envolvem com a atividade, mas o seu sucesso depende do envolvimento ativo da comunidade e da existência de condições favoráveis para a realização e ampliação das experiências, como apoio do poder público e legislação específica. Acredita-se que os debates aqui levantados possam contribuir para a aproximação da temática da agricultura urbana e da alimentação às áreas do Urbanismo e do Planejamento Urbano, demonstrando a sua relevância para se pensar cidades com foco nas pessoas e em suas necessidades.

Palavras-chave: Sistema alimentar. Sustentabilidade. Planejamento urbano. Urbanismo colaborativo.

Dissertação: aqui