Defesa

Avaliação da Adequação do Ambiente de Aprendizagem frente às Abordagens Pedagógicas e às Tecnologias Digitais: o caso do CAP-COLUNI
Carolina Barroso Costa
Túlio Márcio de Salles Tibúrcio / Universidade Federal de Viçosa
Andressa Carmo Pena Martinez / Universidade Federal de Viçosa
Aline Werneck Barbosa de Carvalho / Universidade Federal de Viçosa - Aposentados
14/02/2020

O ambiente escolar é um espaço onde grande parcela das pessoas passa uma boa parte da vida. Este espaço deveria ser uma expressão direta da filosofia educacional, participando ativamente no aprendizado. Novas abordagens pedagógicas, aliadas à atual era da informação e da comunicação, caracterizam um cenário de transformações pedagógicas, sociais, culturais e, principalmente, tecnológicas nas escolas, podendo exigir novas configurações espaciais. Porém, as mudanças espaciais não estão no mesmo passo das transformações atuais, estando ainda atreladas a modelos tradicionais de ensino. Essa pesquisa analisou ambientes de ensino e teve como objetivo geral avaliar a adequação do ambiente de aprendizagem em relação à abordagem pedagógica, frente às nTDICs (Novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação), com foco em turmas do ensino médio do Colégio de Aplicação COLUNI, na cidade de Viçosa/MG. Dentre os objetivos específicos, pretendeu-se analisar documentos para compreender o funcionamento do Colégio; avaliar as configurações espaciais do espaço educacional; registrar as tecnologias existentes nestes ambientes; verificar como estes ambientes são utilizados pelos usuários; identificar as interações neles ocorridas; e avaliar as principais demandas e expectativas de alunos e professores. A pesquisa, com base na psicologia ambiental, utilizou os seguintes métodos: Análise Documental, Walkthrough, Mapeamento Tecnológico, Mapeamento Comportamental e Questionários. A partir dos resultados obtidos foi possível idenficar que as salas de aula do CAp- COLUNI não estão adequadas para o desenvolvimento de modalidades de aprendizagem diversas. Além disso, o Colégio apresenta poucos recursos tecnológicos, levantando uma questão sobre o papel das nTDICs no ensino. Em geral, ao considerar mecanismos pedagógicos, perceptivos e espaciais, a pesquisa contribuiu com resultados interdisciplinares, que abordam a área da educação, da psicologia ambiental e da arquitetura escolar.

Palavra-chave: Psicologia Ambiental. Ambientes de Aprendizagem. Arquitetura Escolar. Ensino Médio.

Dissertação: aqui