A Relação entre Espaço Físico da Habitação e Arranjos Domiciliares
Denise Mônaco dos Santos / Universidade Federal de Viçosa
Glaucia dos Santos Marcondes / Universidade Estadual de Campinas
17/02/2020

A temática da heterogeneidade dos padrões de composição dos arranjos domiciliares vem ganhando destaque nos últimos anos, inclusive no meio arquitetônico. A diversificação das composições dos arranjos domiciliares decorrem de novos comportamentos individuais, mas também de modificações nas temporalidades relacionadas ao processo de formação das unidades familiares e domésticas. Tão importante quanto são as mudanças culturais, econômicas e comportamentais da sociedade contemporânea. O mesmo não ocorreu necessariamente com o espaço físico da unidade residencial. Nesse sentido, objetiva-se pesquisar se a inflexibilidade espacial da unidade de residência pode constranger a maneira como as unidades domésticas se organizam dentro do domicílio. Dessa maneira, objetivando a relação entre espaço físico da unidade de residência e arranjos domiciliares, nos valemos de uma análise comparativa dos arranjos domiciliares entre diversos recortes territoriais, a saber: Brasil, Sudeste, Minas Gerais e Muriaé. Utilizamos os microdados da amostra dos Censos Demográficos de 1970, 1980, 1991, 2000 e 2010. Por último, optamos por descrever os arranjos domiciliares e as unidades habitacionais do Conjunto Residencial Nova Muriaé. Os dados demonstram que as participações de algumas classes de arranjos domiciliares são ali muito distintas se comparadas a outros contextos, sobretudo as das famílias estendidas. Ademais, o trabalho final contribuirá para, além da inserção de mais um fator responsável pela formação dos arranjos, sustentar a necessidade de construção de residências flexíveis e expansíveis para conjuntos habitacionais populares.

Palavras-chave: Arranjos domiciliares. Programa de necessidades arquitetônico. Conjunto habitacional popular.

Dissertação: aqui